domingo, 26 de dezembro de 2010

Robô resolve o Cubo Mágico

OK, ok... eu sei que você já viu vários robôs resolvendo o cubo mágico (Rubik's Cube). Aqui mesmo no blog eu já postei um comentário e um vídeo sobre um robô feito com Lego que é capaz de resolver o cubo mágico 4x4x4 (veja aqui). Mas este é diferente... pois é capaz de resolver o cubo mágico em apenas 15 SEGUNDOS!!

O robô, mostrado no vídeo abaixo, foi desenvolvido, montado e programado pelos estudantes Zachary Grady e Joe Ridgeway, na Rowan University, Nova Jersey, EUA. Primeiro, as faces do cubo embaralhado são apresentadas a uma câmera e enviadas ao computador, que identifica o padrão e determina os movimentos que o braço robótico deverá executar para resolver o cubo. O robô é dotado de um motor de passo e um cilindro pneumático para realizar os movimentos necessários para resolver o cubo. Veja o vídeo a seguir:



Note que o robô é capaz de resolver o cubo em apenas 15 segundos! Apenas como comparação, saibam que o atual recorde mundial (humano) para resolver o cubo mágico é de incríveis 6,77 segundos! Segundo a Wikipedia, esse recorde foi estabelecido em 2010 por Feliks Zemdegs, que também detém o recorde de tempo médio para solução do cubo (7,91 s).

Com alguma melhora no robô, acho que vai ser possível quebrar esse recorde em breve!
Boas Festas e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário