sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Neurociências



Miguel Nicolelis, um pesquisador brasileiro de grande prestígio no mundo, recentemente deu uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo falando um pouco sobre suas pesquisas na área de neurociências. Ele comenta sobre como esta ciência irá modificar a relação entre humanos e máquinas no futuro (próximo e não tão próximo).

Só pra dar um gostinho, veja um trecho que tem tudo a ver com robótica:




Estamos avançando rapidamente no exoesqueleto (um dispositivo que dá sustentação ao corpo de uma pessoa paralisada e é capaz de mover-se obedecendo ao controle da mente). Está sendo desenvolvido na Alemanha. Para o treinamento dos pacientes, construímos salas virtuais onde pessoas paralisadas terão sua atividade cerebral registrada de forma não-invasiva por magneto-encefalógrafos. Vamos ver se elas aprendem a controlar com o pensamento os movimentos de um corpo virtual – um avatar que simula o exoesqueleto.


E outro ainda mais impressionante:

Em breve, vamos publicar um trabalho descrevendo o envio do sinal de uma máquina diretamente ao tecido neural de um animal, sem mediação dos sentidos: na prática, criamos um sexto sentido. Vai ser uma novidade explosiva, mas não posso dar mais detalhes, pois o artigo ainda não foi publicado. A internet como conhecemos vai desaparecer. Teremos uma verdadeira rede cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário