sexta-feira, 25 de março de 2011

SmartBird da FESTO


Aqueles que assistiram ao filme Blade Runner certamente se lembram da coruja artificial da Rachael. Em 1982, quando o filme foi lançado, uma coruja artificial como aquela era apenas ficção-científica.

Hoje, mais uma vez, a ficção se torna realidade! Pesquisadores e engenheiros da Festo criaram o que chamam de SmartBird, um robô que é uma réplica de pássaro!

Com uma envergadura de 1,96 metros e estrutura em fibra de carbono, o robô tem apenas 450 gramas, o que o torna extremamente leve e eficiente do ponto de vista energético. Possui um sistema mecânico fino e preciso para controle de ângulo de torção das asas. Toda a propulsão resulta do bater das asas, como nos pássaros, e a autonomia é total: decolagem, voo e aterrisagem podem ser feitas de maneira autônoma!


O robô trabalha com apenas duas células de lítio de 7,4V e 450mA. Com 4 servomotores digitais e um motor brushless, demanda apenas 23W para funcionar! Isso é muito pouco quando comparada à potência demandada por outros tipos de veículos autônomos (como helicópteros, quad-rotors e mesmo aviões).

O controle embarcado é feito por um microcontrolador LM3S811, baseado no ARM Cortex M3. Pode receber comandos e enviar sinais via rádio através de um link de 868 MHz/2.4 GHz two-way baseado no protocolo ZigBee.

Veja um pouco do que o SmartBird da Festo é capaz de fazer no vídeo:



Para mais informações, leia o documento completo em:

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário