quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seremos todos Cyborgs?

Seven of Nine - Star Trek Voyager
Diversas histórias e filmes já abordaram a possibilidade de termos cyborgs entre nós. Como sempre, cedo ou tarde a ficção se torna realidade... (que medo!)

Mas, nem sempre o resultado é assustador como nos filmes. Na verdade, a aplicação da tecnologia da robótica integrada ao corpo humano promete melhorar a vida de muita gente!

Existem diversos sistemas em desenvolvimento para substituir membros e órgãos que não funcionam mais. Por exemplo, o menino Patrick, de apenas 10 anos de idade, recentemente virou notícia por ter sido a primeira criança brasileira a receber um coração artificial. O órgão artificial (atualmente) pode ser utilizado por um período de até 3 meses, permitindo que o paciente aguarde um doador compatível. Esse era o caso de Patrick, e o coração artificial foi capaz de mantê-lo vivo por mais de um mês, até que ele recebeu um coração natural de um doador. Infelizmente, Patrick veio a falecer pouco depois do transplante, por complicações diversas. Pesquisadores trabalham para que, dentro de algum tempo, tenhamos um coração artificial que possa ser utilizado indefinidamente. Isso evitaria a necessidade de um segundo transplante, diminuiria as chances de rejeição e poderia aumentar a expectativa de vida de pessoas com problemas cardíacos como o de Patrick.

Também há pesquisas focando o desenvolvimento de equipamentos capazes de converter a energia gerada pelo nosso corpo em energia elétrica (aproveitando calor, fluxo sanguínio, vibrações, reações químicas...)! Já viu esse filme? Pois é. A ideia é converter energia para alimentar dispositivos como marca-passos, aplicadores de insulina, sensores para monitoramento etc. Um exemplo é explicado aqui.

Atualmente já há casos de sucesso quando o tema é a substituição de órgãos naturais por artificiais! Por exemplo, há cerca de um ano um paciente teve sua mão natural, que perdeu os movimentos devido a um acidente elétrico, substituída por uma mão robótica. O bom resultado deste caso serviu de motivação para que Milo, um sérvio de apenas 26 anos, pedir para ter a mão amputada para que fosse acoplada uma prótese que liga os nervos a sensores responsáveis por processar os comandos do cérebro. Milo havia perdido o movimento do braço direito após um acidente de moto cerca de dez anos antes. A cirurgia de amputação foi um sucesso e agora Milo aguarda ansiosamente por sua recuperação para instalar seu novo membro biônico. Veja a reportagem da BBC:



Há vários centros de pesquisa no mundo trabalhando para construção de membros biônicos, inclusive no Brasil! Um exemplo bacana é o trabalho brasileiro denominado "Mão de São Carlos", desenvolvido na USP, e que resultou na tese de doutorado do professor Fransérgio Leite da Cunha.

Outro exemplo é o trabalho realizado por Dean Kamen, inventor do Segway, que coordena uma equipe que desenvolve membros superiores (braços) robóticos. Veja o vídeo sobre seu trabalho aqui. É muito legal!

E ainda, pesquisadores alemães trabalham no desenvolvimento do "DLR Hand Arm System", mostrado nas figuras abaixo. Trata-se de um sistema capaz de realizar movimentos bastante delicados e precisos, mas que conta com uma resistência mecânica impressionante!

DLR Hand Arm System
Atualmente nós incorporamos muitos artefatos artificiais para corrigir problemas e melhorar nosso "funcionamento", como óculos, marca-passo e próteses dentárias, por exemplo. E consideramos seu uso perfeitamente natural. No futuro, a tecnologia poderá ser utilizada não apenas para corrigir algo que não funciona bem, mas para melhorar nossa capacidade geral e precisão!

Seremos todos... Borgs?

Resistance is futile!
Até a próxima!

Referências:
http://spectrum.ieee.org/automaton/robotics/humanoids/researchers-smash-super-tough-robot-arm-with-bat
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-13032006-124951/pt-br.php
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010180060922
http://spectrum.ieee.org/video/biomedical/bionics/dean-kamens-artificial-arm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110519_maoartificial_cc.shtml
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/morre-menino-que-fez-transplante-de-coracao-no-rj.html
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanogeradores-usam-movimento-do-corpo-para-gerar-energia&id=010115081121

Nenhum comentário:

Postar um comentário