sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Emerotecos: rumo à RoboCup 2012!

Emerotecos: Matheus, Felipe, Ivan e Hudson.
A equipe Emerotecos, formada pelos alunos do IFES Ivan Seidel, Matheus Canejo e Gabriel Lima, e orientada pelo professor Hudson Cássio e por mim, está classificada para a RoboCup 2012! A equipe participou na categoria Resgate B da competição nacional que ocorreu entre 17 e 21 de setembro, em São João Del Rei, MG.

O robô que eles construíram e programaram foi feito utilizando peças de Lego (como o bloco NXT, rodas e sensores), uma placa Arduino e alguns sensores de ultrassom. O Arduino era responsável pela leitura dos sensores de ultrassom e enviava as informações ao NXT, que fazia o controle dos motores e continha o algoritmo para percorrer o labirinto.

A Emerotecos também participou da categoria Resgate A da OBR, obtendo o sétimo lugar.

Robô usado no Resgate B
Além disso, os alunos Ivan Seidel e Matheus Canejo também integraram a equipe CHS, que acabou vencendo na categoria Soccer Jr e também está classificada para a RoboCup! Foi um excelente trabalho em cooperação com alunos de São Paulo e de Pernambuco, colocando em prática a integração e troca de conhecimentos, um dos principais objetivos do evento!

As competições de robótica foram realizadas em conjunto, num grande evento nacional envolvendo alunos desde o nível fundamental até o nível superior. Foram provas da Competição Brasileira de Robótca (CBR) e da Olimpíada Brasileira de Robótica, além da Mostra Nacional de Robótica (MNR), em conjunto com o X SBAI - Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente.

Algumas fotos da competição podem ser vistas abaixo:


Todas essas fotos (além de alguns vídeos) podem ser vistas com melhor resolução neste link!  

Uma categoria que fez muito sucesso neste ano foi a de dança, da RoboCup Junior. Confira no vídeo a seguir e veja a razão!


Animado para participar também? ;-)

Até a próxima!

Um comentário: