terça-feira, 4 de outubro de 2011

Equipe de robótica da UFES vence competição latino-americana (de novo)!

Equipe Ultrabots
A equipe ULTRABOTS, formada por alunos de engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), acaba de se consagrar tetracampeã na categoria IEEE SEK do Latin American Robotics Competition (LARC) 2011!!

A equipe é orientada pela professora Carmen Faria, chefe do Laboratório de Robótica Educacional do Centro Tecnológico da UFES. 

Há cerca de duas semanas a equipe Ultrabots participou da Competição Brasileira de Robótica (CBR) em São João Del Rei, tendo ficado em segundo lugar. Eles trabalharam duro na solução dos problemas dos robôs e conseguiram fazer bonito na Colômbia, onde foram realizadas as provas da competição latino-americana! 

Os robôs da equipe foram feitos com kits da Lego, e contam comunicação via Bluetooth.

A categoria da qual participaram (IEEE SEK) apresenta um desafio diferente a cada ano. Em 2011 o cenário foi o transbordamento de um rio. Dois robôs deveriam trabalhar de forma coordenada, e totalmente autônoma, para construir uma espécie de barreira de contenção em volta do rio. Primeiro eles deveriam posicionar os tubos vermelhos em torno do local onde há vazamento. Só depois que ambos completassem essa fase, os tubos verdes deveriam ser posicionados à margem do rio. O vídeo abaixo mostra a realização de uma das rodadas da prova:



Parabéns à equipe!!! E obrigado ao Pacheco pelo aviso! :-)

Até a próxima!

Fonte: portal da UFES - http://portal.ufes.br/node/2212

Nenhum comentário:

Postar um comentário