segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Introdução à Eletrônica com Arduino




Nos dias 30 de setembro e 5 de outubro de 2011 foi realizada uma Oficina de Introdução à Eletrônica com Arduino no campus Serra do IFES. A oficina foi organizada pelo NERA - Núcleo de Estudos em Robótica e Automação, e oferecida a um grupo de alunos de ensino médio da escola pública Clóvis Borges Miguel, do município de Serra, ES. Tais alunos participam de um grupo de robótica e são orientados pela professora Neide Vieira.

Uma dificuldade dos alunos era decorrente do desconhecimento de conceitos básicos de eletricidade e eletrônica, portanto a oficina foi preparada com o intuito de construir uma base inicial de conhecimentos nesses temas.

A oficina também foi aberta a alunos do próprio instituto e contou com a participação de estudantes dos cursos Técnico em Informática e de Engenharia de Controle e Automação.

Os slides preparados para apresentação do conteúdo (já atualizados) estão disponíveis para download neste link! Eles  abordam os seguintes tópicos, com exemplos de circuitos e de programas:

  • Microcontroladores;
  • Arduino;
  • Eletrônica (conceitos básicos de tensão, corrente e resistência);
  • Motores (de corrente contínua e servo-motores);
  • PWM - modulação por largura de pulso;
  • Leitura de sensores analógicos através de conversor A/D;
  • Comunicação serial entre Arduino e computador;
  • Exemplos em robótica.


Antes do início da oficina foi aplicado um questionário que continha perguntas envolvendo conceitos básicos de eletrônica e sensores. Ao final do último dia, o mesmo questionário foi aplicado novamente. Os alunos da escola Clóvis Borges Miguel tiveram um aproveitamento médio de 56% no questionário inicial e de 75% no questionário final, o que significa uma melhora de 33%! Os alunos dos cursos técnico e de engenharia também apresentaram melhora de desempenho no questionário final em relação ao inicial. Esse resultado ilustra que a oficina cumpriu seu principal objetivo, que era o de aumentar e fixar conceitos de eletrônica entre os alunos.

Gostaria de agradecer a todos que participaram desta primeira Oficina! Espero que possamos melhorá-la para que as próximas edições possam ser ainda mais animadas! Também agradeço à professora Carmen Faria, da UFES, pelas dicas que me deu para preparação das atividades. :-)


Alguns alunos que participaram da Oficina

Os slides do curso estão disponíveis no SlideShare:




Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário