terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma volta num veículo autônomo!

Numa postagem anterior (veja aqui) eu já havia comentado sobre o projeto do professor Rafael Vivacqua: ele está trabalhando num sistema para deixar os veículos mais autônomos. O sistema desenvolvido por ele realiza o reconhecimento de imagens em tempo real, gera os sinais de controle e gira automaticamente o volante do carro para que o veículo possa se manter na estradas sem auxílio do motorista!

A fotografia ao lado mostra a adaptação que ele fez em seu carro para que o volante possa ser girado por um motor de passo controlado pelo computador.

No vídeo abaixo o próprio Rafael explica brevemente sobre o funcionamento do sistema. O vídeo também mostra um rápido teste realizado numa estrada no momento em que não havia trânsito, por questões de segurança. Eu tive de colocar uma música de fundo na parte do teste, pois alguns palavrões escaparam com a emoção. :-)




Vale notar que o sistema permite que o motorista faça interferências a qualquer momento, e o próprio Rafael se manteve ao volante durante todo o teste.

O trabalho do Rafael é parte de sua tese de doutorado em Engenharia Elétrica na UFES. Mais detalhes sobre a implementação do sistema e um vídeo com um teste anterior podem ser encontrados aqui:
http://nossosrobos.blogspot.com/2011/10/carro-auto-guiado.html

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário