quarta-feira, 7 de março de 2012

Cheetah - o robô mais veloz do mundo!

A Boston Dynamics ataca novamente! Depois do famoso quadrúpede robô Big Dog e do impressionante humanóide Petman (já comentados aqui no Blog), a empresa divulgou resultados do desenvolvimento do robô chamado Cheetah.

O nome não foi escolhido por acaso: Cheetah é, hoje, o robô terrestre mais veloz do mundo. É capaz de galopar a 18 milhas por hora (cerca de 29km/h)!! Isso mesmo: galopar! Veja:



A impressionante velocidade alcançada por Cheetah deve-se não apenas a seus atuadores hidráulicos, mas também à sua estrutura mecânica, cujo desenho é baseado no corpo dos mamíferos mais rápidos. Suas costas são articuladas, permitindo a realização de movimento para frente e para trás que promove maior velocidade de deslocamento, como num galope. 

A versão atual de Cheetah precisa trabalhar com um compressor hidráulico externo. Por isso, os testes foram todos feitos numa esteira, em laboratório. A Boston Dynamics prevê a realização de testes de campo ainda neste ano. Fique ligado!

O desenvolvimento de Cheetah foi financiado pela DARPA, que é uma agência de defesa dos EUA cuja missão é: "Manter a superioridade tecnológica militar dos EUA e evitar que surpresas tecnológicas afetem a segurança nacional através do financiamento de projetos de pesquisa revolucionários, preenchendo o espaço entre descobertas fundamentais e sua aplicação militar." Não por acaso, a DARPA também financiou projetos como os robôs Big Dog e Petman, além de grandes competições de robótica como o DARPA Urban Challenge e o DARPA Gran Challenge.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Eu quero uma agência dessas aqui no Brasil!!!
Atá a próxima!

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário