domingo, 29 de abril de 2012

Festo ExoHand

A Festo é uma empresa que prima pela inovação. Na área de robótica ela já deu algumas contribuições muito interessantes, como no desenvolvimento do Smart Bird, um robô que voa batendo as asas como um pássaro (veja aqui).

Agora, a Festo divulga a ExoHand, uma garra super avançada para robôs manipuladores! A ExoHand imita quase que perfeitamente os movimentos de uma mão humana. Pode ser controlada diretamente por um humano através de uma luva dotada de sensores: a ExoHand repete os movimentos feitos pela luva.

Veja o vídeo:



Com a ExoHand, é possível controlar robôs à distância para que executem tarefas muito delicadas em locais onde humanos não poderiam ter acesso. A Festo também prevê sua utilização em tarefas de auxílio a deficientes ou a pessoas que precisam de exercícios para recuperação de movimentos (nesse caso, o paciente pode vestir a luva que possui os atuadores).

O acionamento dos dedos da ExoHand é feito por oito cilindros pneumáticos de dupla atuação. Potenciômetros lineares são usados para detectar o deslocamento dos dedos e sensores de pressão evitam que ela esmague objetos sensíveis. Eles também transmitem informação para a luva, fazendo com que o humano seja capaz de sentir o que o robô está sentindo (force feedback). A pessoa pode sentir a forma do objeto que o robô está segurando!!

Informações completas sobre a ExoHand podem ser encontradas neste documento da Festo:


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário