domingo, 27 de maio de 2012

Olimpíada Brasileira de Robótica 2012

Estão abertas as inscrições para a OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica! A OBR é um evento público e gratuito, destinado a estudantes de ensino fundamental, médio e técnico com até 18 anos de idade.

Há duas modalidades para quem nunca trabalhou com robótica e tem vontade de iniciar: prova teórica e duathlon. A prova teórica é destinada a alunos de nível fundamental (veja informações aqui). A modalidade Duathlon é feita para alunos de nível médio e técnico (veja informações aqui). Essas provas serão realizadas no dia 10 de agosto de 2012.

Quem já tem conhecimentos de robótica deve participar da prova prática, que é feita em duas etapas: a primeira é uma eliminatória realizada em cada estado. Veja aqui em que local será realizada a prova prática no seu estado! As equipes vencedoras de cada estado são classificadas para a segunda etapa (final nacional), que ocorrerá na cidade de Fortaleza, de 15 a 21 de outubro de 2012.

Nas provas práticas as equipes devem construir e programar um robô para realizar, de forma completamente autônoma, o resgate de uma vítima em um ambiente de desastre simulado. O robô deve percorrer um caminho demarcado por uma fita preta, desviar de obstáculos, transpor detritos e encontrar a vítima (representada por uma lata de refrigerante). Na prova de nível médio/técnico, além de encontrar a vítima o robô deve movê-la para um local seguro.

Tudo isso deve ser feito de forma completamente autônoma, sem ajuda de nenhum controle externo! Todo o controle do robô deve ser previamente programado, fazendo uso de sensores para detectar o caminho, os obstáculos e a vítima.

As fotos a seguir foram tiradas durante a realização da etapa estadual de 2011 no ES:
















 Houve mudança nas regras das provas práticas estaduais de 2011 para 2012! Acesse aqui o arquivo com as regras atualizadas da prova prática - etapa estadual. As regras da etapa nacional são parecidas, mas a prova não é exatamente igual à prova da etapa estadual.

Se você quer começar a trabalhar com robótica, recomendo conhecer o kit Lego Mindstorms NXT 2.0. Veja aqui!!





Para quem é daqui do Espírito Santo, aí vão algumas informações adicionais:

No mesmo dia das provas da OBR no ES ocorrerá uma Mostra de Robótica e Tecnologia! Venha conferir!

Para fazer a inscrição de sua equipe na modalidade prática da OBR-ES, siga os seguintes passos:

1. Acesse o formulário de inscrição de equipes para a etapa regional do Espírito Santo: http://tiny.cc/obres2012
Este formulário deve ser preenchido pelos responsáveis por equipes que participarão da modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2012 no ES. Por favor, preencha esse formulário até o dia 15 de julho de 2012 para que a organização local possa planejar o evento de acordo com o número de participantes.

2. Preencha TAMBÉM o cadastro para inscrição no sistema nacional da OBR até o dia 4 de agosto de 2012: http://www.sistemaolimpo.org/

3. Verifique a localização do Campus UCL Manguinhos, local de realização da etapa estadual do ES: Veja como chegar!

Data da realização da modalidade prática no ES: ADIADA PARA 25 de agosto de 2012 (a data pode ser diferente em cada estado).



Para mais informações, visite o site oficial da OBR: http://www.obr.org.br/

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Muito bom Felipe! vai haver oque na mostra? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mostra terá projetos de alunos. Ainda estamos organizando. Em breve abriremos inscrições.

      Excluir
  2. Olá Felipe.
    Sou do IFES Linhares, terceiro ano de Automação Integrado. Eu e mais 2 amigos esse ano começamos a gostar muito de robótica. Um professor nosso até nos mostrou seu site... Agora já fazemos algumas brincadeirinhas com Arduino, servos... Só falta o NXT hahaha
    Mas é isso ai, o sonho tá em jogo né.
    Será que dá pra participar da OBR esse ano?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.
      Junte uma equipe para participar da OBR, sim! Mesmo sem o NXT, vocês podem montar um robô com Arduino e sensores. Comecem pelo seguidor de linha!
      Abraços!

      Excluir
    2. Bruno, a data da OBR no ES foi adiada para 25 de agosto. Vocês vão participar?

      Excluir