sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tese sobre Cooperação entre homens e robôs


No dia 27/08, segunda-feira, o professor Flávio Garcia Pereira irá defender sua tese de doutorado intitulada:

Detecção de Pessoas e Reconhecimento de Gestos para Interação e Cooperação entre Seres Humanos e Robôs.


Seu trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFES, orientado pela professora Dra. Raquel Frizera Vassallo e coorientado pelo professor Dr. Evandro Ottoni Teatini Salles.

A apresentação é aberta ao público. Será realizada no auditório do CT VIII (antigo edifício da Petrobras, dentro do Campus de Goiabeiras da UFES).

O resumo da tese está copiado a seguir:


Este trabalho aborda o problema de interação e cooperação entre homens e robôs em ambientes internos utilizando um robô móvel a rodas dotado de sensores de visão computacional e um sensor de varredura laser. Para ser capaz de desempenhar esta interação, o robô móvel em questão deve ter a habilidade de detectar uma pessoa, inferir se a mesma tem vontade de interagir e, por fim, realizar uma tarefa em cooperativamente. A detecção da pessoa é feita através da combinação dos dados fornecidos por um sensor de varredura laser, os quais são utilizados para detectar as pernas de uma pessoa, com imagens, onde é realizada uma detecção facial. Caso exista correspondência entre face e pernas, o robô considera que uma pessoa está em frente a ele e inicia o processo de interação. A pessoa pode escolher o tipo de ajuda que deseja obter realizando um dos gestos que o robô é capaz de reconhecer. Assim, o robô executa a ação correspondente ao gesto apresentado. As ações adotadas neste trabalho foram o transporte cooperativo de cargas, a condução de uma pessoa até um lugar conhecido no espaço de trabalho, o controle de formação entre o robô e a pessoa e a navegação até um local específico. Para cada uma dessas ações foi projetado um controlador que permite que o robô desempenhe a tarefa cooperativa realizando movimentos suaves durante a execução da mesma.


Nos vemos lá!
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário