quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CHARLI Robot Gangnam Style

CHARLI
Conheça CHARLI - Cognitive Humanoid Autonomous Robot with Learning Intelligence - ou  robô humanóide autônomo cognitivo com  capacidade de aprendizado inteligente (em tradução livre). Esse robô foi desenvolvido pela equipe do RoMeLa - Laboratório de Robótica e Mecanismos da Universidade Virginia Tech (eu já havia comentado sobre o RoMeLa aqui no blog - veja!).

O objetivo principal desse robô é servir como plataforma para estudo e aprimoramento da capacidade de locomoção de robôs móveis bípedes. Embora não pareça, fazer um robô se equilibrar em duas pernas é um grande desafio!

A primeira versão de CHARLI foi construída entre 2009-2010. Desde então, já passou por evoluções em diversos aspectos. A versão atual tem estrutura de alumínio, titânio e fibra de carbono, com peças de plástico. Sua massa total é de 12,1kg, com 1,41m de altura. Possui 25 graus de liberdade acionados por servomotores de alto desempenho, permitindo caminhar com velocidade de até 1,4km/h. Além de encoder em cada junta, o robô é dotado de giroscópio de 3 eixos e acelerômetro de 3 eixos para auxiliar no equilíbrio. Finalmente, câmeras na cabeça dão a CHARLI a capacidade de perceber o mundo através da visão.

CHARLI é o primeiro robô humanóide autônomo construído nos EUA que possui tamanho compatível com o dos seres humanos. Recebeu o prêmio "2011 Best Invention of the Year" da Revista Time, venceu Louis Vuitton Best Humanoid Award de 2011 (Louis Vuitton Cup) e conquistou o primeiro lugar no AdultSize league para robôs autônomos na categoria Soccer da RoboCup 2011 e da RoboCup 2012!

Sim! CHARLI joga futebol! Ele é capaz de andar em todas as direções, girar, chutar, fazer gestos... e até de dançar Gangnam Style!!




Visite o site do RoMeLa e veja outros incríveis robôs desenvolvidos por lá.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário