quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Robôs aéreos fantásticos para ambientes internos

Há anos pesquisadores têm trabalhado no desenvolvimento de veículos aéreos autônomos. Já fiz alguns comentários aqui no blog sobre este tema quando falei do SMART BIRD da Festo, de uma dissertação de mestrado sobre controle de helicópteros e sobre o helicóptero autônomo desenvolvido em Stanford.

Muitos desses veículos são destinados a voos em ambientes amplos e livres de obstáculos. No entanto, alguns grupos têm se dedicado ao desenvolvimento de veículos e sistemas de controle que permitam voo em ambientes internos, detectando e desviando de obstáculos!

Você já deve ter visto que quadricópteros (como este ou este) são capazes de voar em ambientes internos sem grande dificuldade. Mas, que tal fazer um avião voar dentro de um estacionamento de um edifício? Veja o que esse avião autônomo desenvolvido no MIT pode fazer!




Esse projeto foi desenvolvido pelo MIT Robust Robotics Group e apresentado no ICRA 2012. O algoritmo  calcula a trajetória on-line a partir da determinação do estado do avião - ou seja, de sua localização, orientação, velocidade e aceleração. Quem já controlou um aeromodelo pode ter uma boa ideia do desempenho que o algoritmo de controle precisa ter para fazer as manobras apresentadas no vídeo. É de impressionar!

Mas, se você está interessado em robôs pequenos para fazer filmes, dê uma olhada nos dois próximos robôs!

O primeiro é o Dragonfly. É um veículo que voa batendo as asas como um inseto, inicialmente desenvolvido na Georgia Tech. Já ganhou vários prêmios e está disponível para venda!! Dê uma olhada no vídeo:



O outro é um mini quadricóptero autônomo, com câmera e capacidade de ser comandado por voz, por apenas US$ 49.00!! A empresa Always Innovating está prometendo lançar comercialmente até o ano que vem. Veja:





É esperar pra ver.
Até a próxima!

----- Adicionado em 23/02/2013:

Também vale à pena ver este vídeo, que mostra quadricópteros equilibrando uma haste e fazendo manobras para lançá-la, de um para o outro, em voo!!

-----

Referências:
http://groups.csail.mit.edu/rrg/
http://web.mit.edu/newsoffice/2012/autonomous-robotic-plane-flies-indoors-0810.html
http://thenextweb.com/insider/2012/08/10/no-controls-gps-flight-no-problem-mits-robust-robotics-group/
http://www.techject.com/index.html
http://www.gizmag.com/mecam-tiny-autonomous-uav/26007/

Um comentário:

  1. Simplesmente sensacional! Desenvolver esse sistema de controle para ambientes internos é um desafio e tanto!

    ResponderExcluir