sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Robôs na fábrica da Mercedes-Benz

A fábrica da Mercedes-Benz em Untertürkheim, Alemanha, foi fundada em 1904 e é uma das mais antigas do grupo Daimler AG. Untertürkheim é o lugar onde a marca Mercedes-Benz criou raízes e onde parte importante da história do automóvel foi escrita. 

Apesar de sua idade, a fábrica é um dos centros de produção de motores mais modernos atualmente. Ocupando uma área de mais de dois milhões de metros quadrados na região de Stuttgart, os cerca de 18.000 funcionários produzem motores, eixos e transmissões para carros Mercedes-Benz de todo o mundo, auxiliados por diversos robôs! A produção de Untertürkheim atende a mais de um milhão de veículos por ano.

Para ser capaz de garantir a elevada produção mantendo a reconhecida qualidade da Mercedez-Benz, o processo de produção de motores conta com um nível de automação bastante elevado. Diversos robôs trabalham na montagem de partes delicadas dos motores, como a caixa de câmbio, e fazem movimentação e colocação de peças com muita precisão. 

Robôs na  fábrica da Mercedes-Benz em Untertürkheim, Alemanha.

Tive a oportunidade de conhecer a fábrica e fiquei impressionado com a grande quantidade de robôs trabalhando! Infelizmente, não é permitido tirar fotos nem filmar no interior da fábrica. Mas, o vídeo abaixo dá uma boa ideia do trabalho que os robôs executam.





KUKA LWR na fábrica da Mercedes-Benz.
Na fábrica predominam os manipuladores KUKA, que também são alemães. Além de manipuladores industriais tradicionais, em 2009 Daimler e KUKA lançaram um projeto-piloto conjunto para utilização industrial do robô Kuka Lightweight (Robô Leve Kuka, ou LWR). Desde 2009, mais de 500.000 engrenagens do eixo traseiro foram montadas com o apoio do Kuka LWR na fábrica da Mercedes-Benz em Untertürkheim. 

O robô KUKA Lightweight foi desenvolvido ao longo de 10 anos de trabalho conjunto entre a KUKA e o DLR - Instituto de Robótica e Mecatrônica Alemão - para uso no espaço. Suas garras sensíveis permitem manipular objetos com cuidado e realizar tarefas difíceis com precisão. O robô pode ser posicionado e configurado para otimizar a apoiar os trabalhadores em termos de ergonomia. Possui 7 graus de liberdade com configuração R–P–R–P–R–P–R, pesa 14kg e tem capacidade de carga de 7kg.

Se você for à Alemanha, não perca a oportunidade de visitar o Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart. O museu já é imperdível! E a fábrica fica ao lado, contando com visitas guiadas diariamente. Mas, atenção: as visitas guiadas são oferecidas em inglês apenas em alguns dias da semana. Programe-se! Veja mais informações aqui.

Até a próxima! 



Referênicas:
http://media.daimler.com/deeplink?cci=2263016
http://www.emercedesbenz.com/Oct08/14_001450_Mercedes_Benz_C250_CDI_BlueEFFICIENCY_Special_Feature_The_Mercedes_Benz_Plant_In_Unterturkheim.html
http://www.eu-nited.net/robotics/index.php?idcat=196&idart=852

Nenhum comentário:

Postar um comentário