quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mão robótica acessível impressa em 3D

Em um post anterior eu já havia comentado sobre como a robótica pode ajudar a pessoas com algum tipo de limitação física. São projetos de mãos robóticas, braços robóticos, coração artificial e até um dispositivo que converte energia do nosso corpo em energia elétrica para alimentar todas as nossas futuras partes cibernéticas (veja em: Seremos todos Cyborgs?).

Mas, o Open Hand Project tem um diferencial importante em relação a todos os outros projetos: foi idealizado para ser barato e acessível (menos de US$1000)!

 A ideia é possibilitar a todos que precisem o acesso a uma mão robótica totalmente funcional, controlada por sinais mioelétricos (sinais de movimentação muscular). Ou seja, o usuário passará a ser capaz de agarrar e manipular objetos! e O vídeo a seguir explica brevemente o projeto:




Apesar de não ser uma novidade do ponto de vista científico, o Open Hand Project tem um potencial de impacto muito grande por promover a transferência e o barateamento de uma tecnologia que pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida daqueles que necessitam.

O projeto está sendo financiado por crowdfunding. Você também pode contribuir acessando o site Indiegogo e fazendo sua doação! E ainda leva um brinde. :-)
Bem, dependendo do valor da doação, você "ganha" uma mão completa e funcional!!
Vamos apoiar!

Até a próxima!

Referência:
http://www.indiegogo.com/projects/the-open-hand-project-a-low-cost-robotic-hand

Nenhum comentário:

Postar um comentário