sábado, 15 de fevereiro de 2014

EUROPA - European Robotic Pedestrian Assistant

Imagine ter robôs andando entre nós, nas cidades, interagindo conosco para nos ajudar a encontrar prédios, monumentos, endereços ou até para servir como guia turístico! Esses robôs navegariam de forma autônoma em ambientes urbanos ao ar livre, em shoppings e em lojas, para fornecer vários serviços aos usuários, incluindo orientação, distribuição e transporte.

O objetivo do projeto EUROPA, cuja sigla significa Assistente Robótico Europeu para Pedestres, foi exatamente desenvolver as bases para construção desses robôs. O projeto foi realizado de 2009 a 2013 por um consórcio de diversas universidades e uma empresa europeias: Albert Ludwigs University of Freiburg - Autonomous Intelligent Systems Lab, Eidgenössische Technische Hochschule Zurich - Autonomous Systems Lab, KU Leuven - Center for the Processing of Speech and Images, University of Oxford - Mobile Robotics & Computational Linguistics Group, RWTH Aachen University - Mobile Multimedia Group e a empresa BlueBotics.

O vídeo abaixo demonstra alguns dos resultados alcançados pelo projeto. O robô é capaz de navegar com sucesso num ambiente externo, extremamente dinâmico, na presença de várias pessoas.


Outros vídeos estão disponíveis aqui: http://europa.informatik.uni-freiburg.de/videos.html

Recentemente tem havido grande progresso no desenvolvimento de robôs autônomos que oferecem vários serviços aos seus usuários. Os serviços típicos incluem o apoio de pessoas idosas, limpeza, transporte e tarefas de entrega, exploração de ambientes perigosos inacessíveis, ou de vigilância. A maioria dos sistemas desenvolvidos até o momento, no entanto, está restrito a cenários interiores, ambientes ao ar livre não-urbanos, ou ao uso de veículos autônomos em estradas. Ainda há muito espaço para desenvolvimento de  recursos que possibilitem a navegação de robôs móveis com segurança em ambientes ao ar livre altamente povoados.

Mais de 60 artigos científicos foram publicados pelos pesquisadores do projeto EUROPA entre os anos de 2009 e 2012. São trabalhos que tratam dos desenvolvimentos realizados no contexto do projeto nas áreas de calibração, localização, mapeamento, detecção e seguimento de pedestres, segmentação de cenas em ruas, identificação de vegetação com sensores LASER, aprendizado de comportamento de motoristas, entre outros. Veja os artigos aqui: http://europa.informatik.uni-freiburg.de/dm_show.php

Muito foi desenvolvido, mas ainda há muito por fazer. Quando será que teremos robôs como esse entre nós?

Até a próxima!

Referência:
http://europa.informatik.uni-freiburg.de/




Nenhum comentário:

Postar um comentário